domingo, 27 de janeiro de 2019


NOTA DE ABERTURA

  Há muito que penso criar um blogue, mas ........., não é que criar um blogue seja difícil, até porque pedi ao meu vizinho e amigo Filipe Governa para me ajudar nessa tarefa, o difícil é alimentar o blogue.
  Coloca-se então a questão, porquê e para quê ter um blogue?
  Durante mais de quarenta e seis anos vivi ligado de alma e coração a uma empresa de comunicação social, a RTP, onde cresci e aprendi tudo o que hoje sei sobre essa área tão importante na vida de um país democrático. Claro que quando para lá entrei a democracia ainda era um sonho que mais tarde se viria a transformar em realidade.
  Durante toda a minha vida profissional fui acumulando  experiências e conhecimentos, que se tornaram mais intensos nos últimos vinte e dois anos quando abracei a carreira profissional de jornalista, dos quais quinze em África, o que me permitiu um enriquecimento em diferentes áreas com uma visão mais abrangente, mais criteriosa e mesmo mais humanista do mundo, em particular do mundo africano. 
  Ora toda esta vivência ficou alojada até agora no meu interior e quando às vezes conto a um ou outro amigo alguma das peripécias por mim vividas  perguntam-me '....porque não escreves um livro?',
  Não quer dizer que não o venha a fazer, mas a ideia do blogue nasce, precisamente, para contar algumas estórias, que já poderão ou não, fazer parte da história dos diferentes países onde vivi durante alguns anos e, recolher também, o grau de aceitação de quem aqui as ler.
  Tento assim transmitir vivências passadas e também dar a conhecer algumas presentes, que me vão chegando através dos amigos que deixei em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sem esquecer outras notícias que possam interessar a quem passe a consultar este blogue.
Grato desde já pela vossa atenção,
Fernando Gomes
(jornalista CP 5100 A)