segunda-feira, 30 de março de 2020




MUNDO

Coronavírus


Faço um apelo, a todos quantos se servem deste blog, para que respeitem as indicações dadas pelas autoridades dos países onde se encontram e que se destinem a precaver o contágio de um vírus que está a enfraquecer, ou mesmo eliminar, a raça humana.
Sei que muito boa gente continua a conviver com amigos em festas ou jantaradas longe dos olhares das autoridades, para evitarem ser incomodados, ou mesmo detidos, pelas autoridades locais.
Tenho a certeza absoluta que se os transgressores presenciassem o sofrimento dos doentes infectados pelo vírus, que se encontram internados nos hospitais, em especial nos cuidados intensivos, mudariam radicalmente de atitude.
Dirijo-me particularmente aos meus irmãos guineenses, onde os cuidados de saúde são mais frágeis e as comunicações nem sempre chegam aos seus destinatários, para que além de cumprirem as directivas das autoridades, evitem aglomerações, reuniões com várias pessoas, mantenham a distância aconselhável, cerca de 1,5 metros, para outros interlocutores e apenas recebam em vossas casas os núcleos familiares, quanto mais curtos melhor. Os cuidados de higiene são também fundamentais, privilegiando a frequente lavagem das mãos e da roupa, a desinfecção de produtos e equipamentos que entrem em vossas casas e a cozedura completa dos alimentos que compõem as vossas refeições.
Durante as próximas semanas não deixem os vossos filhos andarem a brincar em grupos nem frequentarem a casa dos vizinhos.
Não estou a duvidar dos vossos costumes de higiene nem pretendo dar qualquer lição nessa vertente, apenas lembro princípios que podem contribuir para salvar as nossas vidas.
Se existe alguém que disponha de planos de contingência que permitam controlar a doença espero que os faça chegar rapidamente às autoridades de todos os países do mundo, porque mesmo as super potências ainda não conseguiram controlar e muito menos evitar a pandemia.
Por fim deixo aqui os links de dois vídeos. O primeiro feito por um português que nos dá uma ideia do mundo actual. O segundo é para nos criar uns momentos de boa disposição e ver como podemos distrair os outros mesmo quando estamos de quarentena.
Já agora lembrem-se que nos vossos hospitais e nos de todo o mundo estão médicos e enfermeiros dispostos a dar a vida por todos nós. Vamos agradecer-lhes e acima de tudo respeitá-los.
Um grande abraço, saúde para todos. Não deixem que o vírus vos apanhe.

https://youtu.be/bUZIp_PKeZ0

https://www.youtube.com/watch?v=giDttMU-k00

Coisas da Terra, Coisas da Gente.
Fernando Gomes



Sem comentários:

Enviar um comentário